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domingo, dezembro 05, 2004

Para ser uma Empresa Vencedora...

Para ser uma Empresa Vencedora...

É extremamente confortável poder fazer uma analogia da Sensormatic, com qualquer empresa vencedora, vivenciando o engajamento de políticas perspicazes e constantes reestruturações a fim de digerirmos as diversas crises que o nosso país sofre (Argentina, Asiática, Bolsas, Governo, etc).

A polivalência destes empreendedores e o comprometimento dos seus colaboradores, permeiam este Case de Sucesso que não difere em quase nada, de uma Corporação que traça objetivos e trata os desafios como parte do jogo.

O Case

Em meados de 1986 surge uma empresa com apenas dois funcionários cuja atividade, se destinava a desenvolver um programa de computador básico que eliminava uma enorme quantidade de cálculos da Folha de Pagamento de uma Construtora Civil.

Da mesma forma que o Estudo de Caso Sensormatic, esta empresa dedicou-se no aprimoramento deste produto, desenvolvendo outros programas correlatos e conquistando clientes em segmentos verticais, o que seria uma estratégia perigosa, contudo, inovadora perante os seus concorrentes.

Atualmente com um faturamento anual passando dos 93 milhões de reais, 18.000 clientes ativos, e longe de ser uma empresa perfeita, mas que esmera a qualidade e principalmente a participação dos seus colaboradores em importantes decisões da empresa, conquista pela 6a vez consecutiva o título da InfoExame : As 100 melhores empresas para se trabalhar.

Palavras como Motivação, Aprendizagem, Treinamento, Competitividade, Recompensa, Participação nos Resultados, Metas, Qualidade e Comprometimento são cotidianamente lembradas através de algumas ações que relato abaixo, e que retratam a política de Recursos Humanos de uma empresa que sabe valorizar o seu “Colaborador”, prestigiando-o a cada nova conquista da empresa.

Ø Programa Bolsa de Estudos – a empresa custeia 50% dos estudos do colaborador
Ø Kit Motivação – Funcionários periodicamente comentam o andamento das suas atividades e o resultado é demonstrado a todos com ações a serem tomadas (exemplo: aumento do ticket refeição)
Ø Momento da Franqueza - A liberdade de comentar a respeito do seu chefe (e vice versa)
Ø Programa Voluntariado – Em creches e entidades cadastradas, o colaborador pode exercitar a sua cidadania
Ø Programa Família – Palestras com Psicólogos, Médicos e Terapeutas no auditório da Empresa
Ø Participação nos Resultados – Semelhante ao Projeto R=R da Sensormatic


Importante ressaltar que nem a Sensormatic ou qualquer outra empresa, caso não mantiverem os seus colaboradores muito bem informados (feedback) sobre os resultados destas políticas, de nada adiantará aplicá-las esperando-se obter alguma eficácia.

Em contrapartida, existem situações em qualquer empresa que deve ser abominada, relevando atitudes que fornecem elementos necessários para o Fortalecimento desta Cultura, quiçá Vencedora !

A Contra Cultura

- Não querer se expor com comentários sinceros sobre a corporação
- Nunca Buscar Culpados, pois a empresa necessita de uma equipe
- Dependência da Chefia - A equipe/pessoas detém o poder ao invés da hierarquia – Poder Pessoal
- Omissão – O problema não é meu, porque deveria interferir ou ajudar ? – Lembre-se que a responsabilidade é de todos
- Esconder informações é falta de respeito com as pessoas (falta grave)
- Desrespeito ao cliente – este tem prioridade na solução


Tradicionalmente, a maioria das empresas buscam super homens qualificados, atraídos por privilégios que nos envaidece. Esta falsa e perigosa busca, não valoriza nem acrescenta nas realizações, resultados e missão de uma empresa. Assim como na Sensormatic, o sucesso não seria alcançado se apenas os dois sócios fossem os únicos donos. O Sentimento de propriedade que os funcionários partilham por esta empresa, contribuíram para torná-la vencedora.




Cássio de Paula Freitas – MBA FGV GTI - 22 - 08/2004

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