Translate

terça-feira, dezembro 21, 2004

Hoaxes " Boatos " - Por uma melhor conduta na Rede !

Certa vez, no ano de 1999 escrevi um artigo com o conteúdo semelhante, alertando para a não proliferação das mensagens duvidosas pela internet. Os anos se foram e o repasse destas mensagens tornou-se indiscriminado, sem que houvesse amadurecimento por parte de seus emissores. Não obstante, se multiplicaram através da inocência dos novos usuários, aliada à boa vontade dos internautas em compartilhar textos que julgam verdadeiros e geralmente começam com frases apelativas do tipo: "envie este e-mail a todos os seus amigos...", "envie este e-mail a todas as pessoas que você ama...".

Os boatos (hoaxes) são textos que contam histórias alarmantes e falsas e instigam o leitor a continuar sua divulgação. Em sua totalidade, fazem apelo para que sejam enviados a todas as pessoas que você conhece, se apresentando com diversos tipos de conteúdo, sendo na maioria das vezes histórias falsas ou antigas. Aproveito para denominá-lo como Virus Social !

Com o intuito de atingir seus objetivos de propagação, os boatos e correntes apelam para diversos métodos de engenharia social. Lembrando que engenharia social é um método de ataque que visa persuadir o usuário, valendo-se da ingenuidade ou confiança, com a finalidade de obter informações privilegiadas ou confidenciais.

Abaixo, criei algumas classes de Hoaxes, para analisarmos separadamente:

- Hoaxes Filantrópicos - apelam para a filantropia e solidariedade, sentimentos inerentes a grande maioria dos seres humanos. Como exemplos têm-se os casos de crianças com doenças graves ou raras.

- Hoaxes Corporativos - difamam empresas ou produtos, prometem brindes ou ganho de dinheiro fácil. Existem vários exemplos, dentre os mais antigos estão a distribuição gratuita de telefones celulares e as viagens gratuitas a Disneyworld. Recentemente presenciamos um boato prometendo uma cesta de produtos Nestlé da linha 2003 como brinde!

- Hoaxes de Virus - falam de código malicioso, como vírus, por exemplo. Neste caso, a mensagem sempre faz referência a vírus poderosíssimos, capazes de destruir seu computador. Um dos mais famosos é o Good Times, que circulou na rede durante anos e de vez em quando, ainda aparece um exemplar remanescente, enviado por usuários novatos. Sempre ao final do texto, o UOL, IG e AOL confirmam a periculosidade do vírus e pede-se ao usuário que copie o e-mail para todos os amigos.

Eis a verdadeira intenção do “alerta” : deixar as pessoas preocupadas e fazê-las entupir as redes e servidores de e-mail com um falso aviso.

Por uma internet mais limpa e seguindo a toada de um Hoax, " suplico desesperadamente que caso receba uma mensagem desse tipo, não dê ao boato a força de vírus real. Apague-a, simplesmente ! Não acredite automaticamente em tudo que circula pela internet até que seja comprovada a sua veracidade ! Procure sempre consultar alguns sites especializados como:
http://www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html ou http://www.antivirus.com.br. Melhor ainda se assumirmos que é falso qualquer circulação duvidosa !"

O que é real no mundo dos Hoaxes

  • Não existe uma organização de ladrões de fígado em New Orleans. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo de um amigo jurar que isto aconteceu ao seu primo. Se você é daqueles que acredita em histórias de organizações que roubam fígado, por favor visite: http://urbanlegends.about.com/culture/urbanlegends/
  • Se você está usando Outlook, IE, ou Netscape para escrever um e-mail, desabilite o "HTML encoding". Aqueles que usam Unix shells não poderão lê-la e não se interessam em salvar o attachment que você enviou para vê-lo com um web browser, até porque, você provavelmente está enviando uma cópia da receita do biscoito do Neiman Marcus, ou sobre o vírus Good Times, ou qualquer outro spam.
  • Craig Shergold (ou Sherwood, ou Sherman, etc.) na Inglaterra não está morrendo de câncer ou de qualquer outra coisa neste momento e ele gostaria que todo mundo parasse de lhe enviar cartões de visitas. E parece que ele já deixou de ser um garotinho há bastante tempo. Brian não está numa cama, em um hospital, ao lado de um computador esperando 11 milhões e meio de e-mails para financiar um transplante por uma má formação do miocárdio.
    Quais as chances de você encontrar uma criança, ou mesmo um adulto, que desapareceu de casa? Talvez uma em um trilhão. Evite mandar este tipo de e-mail, é uma informação inútil que apenas atulha ainda mais as caixas postais enquanto você tenta um desencargo de consciência. Onde já se viu mandar um e-mail para alguém no Rio Grande do Norte sobre alguém que se perdeu no Shopping da Urca?
  • Evite mensagens de confirmação de recebimento de e-mail. Este gesto apenas incomoda e não traz nada de concreto. A mensagem significa que o e-mail chegou ao destino mas não dá a certeza de que realmente foi lida pelo destinatário. Lembre-se que se a mensagem não for recebida o próprio sistema dará uma mensagem de erro, portanto muito mais simples do que ficar criando mensagens que não beneficiam a ninguém.
  • Observe o campo "Subject ou Assunto" do e-mail. Muitas mensagens eletrônicas de conteúdo falso chegam com títulos como "Urgente", "Perigo" ou "Alerta de Vírus". Caso receba uma mensagem deste tipo, leia com desconfiança e não com surpresa.
    Spam é uma mensagem não solicitada. Exemplo: Propagandas. Hoax também é uma mensagem não solicitada porém não é verdadeira. Exemplo: Boatos.

Cássio Freitas - 12/2004

MBA em Gestão Empresarial com Ênfase em TI pela FGV
Pós Graduação em Marketing pela UFMG
Computação pela Universidade Fumec

Nenhum comentário:

Postar um comentário